Essa é uma boa reflexão: a organização vem de dentro para fora ou é de fora para dentro?
Muitas vezes nossa bagunça interior é tão grande quanto aquela que a gente vê no nosso ambiente, isso porque nosso trabalho e/ou casa é um reflexo de como estamos por dentro.
Um ambiente desorganizado e uma rotina bagunçada pode ser o resultado de uma mente desorganizada. Para fazer essa “organização emocional/faxina mental” e obter resultados significativos, listei abaixo algumas sugestões:
1. Uma visita ao passado: veja se em algum lugar do passado alguém lhe magoou, criticou, ofendeu etc. e tal e perdoe, perdoe pais, professores, amigos, colegas de trabalho etc., assim você limpa a mágoa acumulada e se livra daquele sentimento podendo prosseguir livremente.
2. Escreva: quando escrevemos conseguimos perceber melhor nossos sentimentos e pensamentos, e então a partir daí tomar decisões para podermos prosseguir de forma mais organizada.
3. Crie rotinas: precisamos de um caminho a seguir, um passo a passo, um mapa, um roteiro para o dia, porém com bom senso suficiente para que, se for necessário, a gente possa acessar um Plano B. Sugiro que você estabeleça rotinas para o período da manhã e noite, isso fará com que você tenha um dia mais organizado, leve, produtivo e feliz e um descanso em paz e restaurador.
4. Meditar: meditar vai fazer você acalmar a mente e silenciar por dentro, é um exercício poderoso que traz uma sensação de paz, equilíbrio, plenitude, clareza e higiene mental. Com a prática e persistência essa clareza vai aumentando e transparecendo no seu dia e ambiente.
Então, para responder se a organização vem de dentro para fora ou de fora para dentro, eu arriscaria dizer que se ela vier de dentro para fora ela é mais sustentável.
Continuando meu raciocínio, quando o ambiente ou as rotinas estão organizadas, elas contribuem para o atingimento da sua paz e organização interior, então de qualquer forma existem ganhos com a organização, então que tal experimentar e depois me dizer o que você achou disso?