A arte de equilibrar diversos papéis na vida
Quem não quer terminar o dia com a sensação de missão cumprida, tanto no quesito tarefas do trabalho, como para as principais atividades pessoais e familiares? E a mente tranquila e em paz, quem não deseja isso? Mas será que isso existe e é realmente possível de ser atingido?
Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral antes da pandemia de 2020, respondida por aproximadamente 900 profissionais das 500 maiores empresas do Brasil, apontou a busca do equilíbrio entre vida profissional e familiar como a maior fonte de angústia dos executivos – 31% das respostas!
As demais preocupações foram:
● Capacidade de manter um emprego: 18%
● A segurança pessoal: 9%
● Dirigir uma empresa: 9%
● A disputa pelo poder: 8%
● Determinações governamentais: 8%
A vida me ensinou que se a gente não der atenção para a saúde física, mental, vida espiritual, social e cultural, não será possível dar atenção satisfatoriamente para a vida familiar e trabalho.
Mas como equilibrar tudo isso num dia de só 24h? O fato é que não nos damos conta dos nossos hábitos e acabamos priorizando a vida com ações para a sobrevivência ou com objetivos apenas materiais, trabalhando 12 horas ou mais ao dia, deixando nossa saúde e todo o resto de lado.
O autoconhecimento e a organização pessoal são a chave para virar esse jogo e conquistar um equilíbrio. Como especialista no assunto, posso garantir que dá certo! A organização pessoal não precisa ser engessada e com um mínimo já é possível se obter bons resultados.
Eu não nasci pronta, mas fui conquistando esse equilíbrio na minha vida. Tem momentos que as demandas vêm todas juntas e misturadas e eu quero mesmo é sumir do mapa! Trabalho sábado, domingo, feriado, mas termino tudo, aí abro um espaço na agenda para respirar, descansar e dar atenção para os demais assuntos, começando de novo pelas prioridades.
Sabendo o que é realmente importante e inegociável na nossa agenda, e respeitando as fases da vida e do trabalho, a coisa toda funciona. Tudo é treino e o importante é a gente começar. Experimente e depois me conta como foi. Ótima jornada a todos!
EU POSSO TE AJUDAR NESTE EQUILÍBRIO
Quer saber como dar conta de tanta coisa sem enlouquecer? Clique aqui para ver os cursos e consultorias que eu ofereço. Marque uma conversa comigo clicando aqui e vamos juntas!