A aparência e comportamento influenciam na carreira?

Sua carreira profissional pode se beneficiar bastante a partir do momento em que você começar a dar mais atenção para sua aparência, e isso não tem a ver com vaidade, com você ser bonita/o ou feia/o, alta/o ou baixa/o, mas sim, tem a ver com o jeito com que você se apresenta, pois levará sua empresa junto com sua imagem pessoal.

Vamos começar com algumas definições:

· Aparência: substantivo feminino. Configuração exterior, de alguém ou algo. Aquilo que se mostra imediatamente. Aspecto.

· Comportamento: substantivo masculino. Ato ou efeito de comportar-se. Procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos.

Segundo o psicólogo especializado em comportamento social, Robert Cialdini, pessoas com boa aparência têm uma vantagem sobre as demais no quesito interação social. Ainda segundo suas pesquisas, há uma tendência natural em atribuirmos sobre a boa aparência a aspectos positivos do tipo honestidade, inteligência, talento e bondade. Para se ter uma ideia, um estudo de Cialdini revelou que em uma eleição federal canadense os candidatos com melhor aparência/apresentação pessoal, tiveram uma média de resultados cerca de 2,5 pontos a mais do que os candidatos sem cuidados de comportamento e de aparência.

A aparência pode ser melhorada com uma combinação de roupas estilosas, um penteado moderno e exótico, ou uso de gel etc., contudo, por mais que cada pessoa tenha seu estilo próprio, não dá para esquecer dos pequenos detalhes como cuidar do cabelo, barba e das unhas, combinar cores de roupas que sejam harmônicas, utilizar sapatos que combinem com o que a empresa deseja passar, entre outros cuidados.

Para finalizar, além da estética e higiene pessoal, é importante dar atenção para o tom e entonação da voz, para o uso das palavras mais adequadas quando for se comunicar e sobre a questão do olhar, pois é o comportamento que arremata o que a pessoa está vendo e o que gera a marca registrada e característica pessoal tanto da empresa quanto do indivíduo.

Sucesso!

AO MEU BLOG!

Por aqui você encontra dicas sobre como ter a vida que sempre sonhou utilizando a organização como ferramenta.

×