O autoconhecimento é tudo mesmo! É através dele que conseguimos ver e entender melhor quem somos e como funcionamos, e então ai, ajustarmos nosso ”modus operandis” à vida, baseados no nosso melhor.

Uma das observações mais importantes que posso mencionar aqui é em relação a nosso ciclo circadiano, nosso relógio interno biológico. Vou explicar melhor.

Para nossa produtividade é muito importante que a gente saiba e conheça quando acontecem nossos picos, de cansaço e de energia em alta, assim podemos nos utilizar disso para distribuirmos melhor na agenda as tarefas mais importantes e as menos, equilibrando nossa energia versus produtividade, que, por consequência, vai nos deixar terminar o dia menos cansados e mais felizes por termos realizado mais coisas.

Outro ponto importante a ser observado, além do nosso relógio biológico, é sobre nossa saúde mental. Não adianta tentarmos ser produtivos quando todas as nossas emoções estão nadando contra. As vezes estamos com alguma preocupação pontual, ou não estamos bem, estamos doentes, com dor de cabeça ou similar, ai não tem jeito, o melhor a fazer é nos permitirmos parar uns minutos e avaliar como seguimos até o fim do dia.

Estarmos de olho em nós mesmos, estando alertas para estas questões, podemos ajustar o rumo, sermos mais produtivos, mais leves, saudáveis e felizes. Como é com você, você também faz desse jeito?

 

×