Vai viajar nessa Páscoa, ou em qualquer outro feriado? Confira minhas dicas para montar a mala de viagem perfeita e nunca mais passar aperto.

planejamento

Por onde começar?

Pelo planejamento!! A mala deve ser planejada antes de você desabar abaixo seu guarda roupa. A antecedência que recomendo é de uns 10 dias antes da viagem, assim você tem tempo hábil de comprar algo caso esteja faltando. 

Como planejar o que vai na mala?

O que vai na mala está diretamente ligado ao motivo da viagem – será trabalho, lazer ou mista, qual o destino, duração da viagem -quantos dias, compromissos ou passeios que pretende fazer por lá, clima local e costume. As dicas abaixo vão te ajudar a decidir o que vai na sua mala, veja: 

  • Sapato é o que mais pesa e o que mais ocupa espaço na mala, então vá com calma. Vá usando o mais pesado, leve um chinelo que atenda tanto a praia, piscina, quarto ou sauna, um tênis que seja descolado e que também você possa se exercitar com ele, e um sapato mais formal, mais chiquezinho que vá com tudo. E chega!!
  • Já as roupas, escolha por peças que não amassem.
  • Cuidado com o peso dos calçados, roupas em geral e acessórios, escolha sempre os que forem mais leves para incluir na sua mala. Você pode conferir o peso deles segurando na mão ou utilizando uma balancinha de cozinha.
  • Para cada parte debaixo leve de 3 a 5 partes de cima, portanto uma calça, uma saia e uma bermuda já seriam suficientes independentemente do número de dias que você vá passar no local, lembrando que ainda vai ter a roupa que você usará durante a viagem, que pode ser aproveitada como um look extra trocando a parte de cima.
  • Acessório é o que vai fazer você parecer diferente durante toda viagem, principalmente tudo que for usado perto do rosto, porque é onde as pessoas olham em primeiro lugar, então leve chapéu, boné, echarpe, colares e brincos. Abuse também do uso dos cabelos de forma diferente.  

Como escolher o tipo de mala?

Isso vai depender muito do tipo de viagem, com quem e qual seria a função da mala, por exemplo: mala de bordo, mala das crianças etc., contudo lembre-se que deve ser respeitado os tamanhos e pesos determinados pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para voos nacionais e internacionais.

Vamos lá: viajar com a família é diferente de ir só, além disso, o local e o tempo de estadia influenciam muito no quesito que tipo de mala, tamanho e quantas levar. Minha dica é:

  • Opte por malas seguras, que tenham garantia, que sejam leves, de material resistente como o propileno ou o policarbonato, que não molham dentro, com rodas duplas, 360º., cadeado TSL, expansíveis e com compartimentos.  
  • O alerta é para viagens que não tem como passar com mala de rodinha, local de terra, viagem de trem onde você mesmo carrega e armazena sua mala com você, talvez seja melhor levar mala de mão ou mochila. 
  • Se vai fazer caminhada, certifique-se que as mochilas cargueiros se ajeitem bem no seu corpo e que não ultrapassem 1/3 do seu peso já cheias. Lembre-se também que não adianta comprar uma grande porque será você que carregará ela literalmente nas suas costas, não só vai ter que dar conta do peso dela, mas também o peso que estiver dentro. Talvez você precise também de uma menor, conhecida como mochila de ataque. É ela que te acompanhará nos passeios e vai armazenar os itens básicos para o seu mochilão: água, necessaire, óculos, protetor solar e algumas poucas roupas, suportando até 40 litros.

Listei também, por curiosidade, um dado da My best, que seguindo seus critérios, considerou as duas melhores marcas de mala, a Samsonite e a Sestini, porém indico também estas marcas que listei abaixo:

  • Samsonite: marca americana, mundialmente conhecida por seu design, tecnologia e segurança.
  • Sestini: tradicional marca brasileira, versátil e uma boa opção para quem preza a organização, já que a maioria de seus modelos têm partições e divisórias.

Vou falar sobre algumas outras também:

  • Rimowa: marca alemã.  Seu diferencial é a fabricação de malas de alumínio e o investimento em tecnologia. Por exemplo, o modelo Essential Lite Cabin se caracteriza por ser um dos mais leves do mundo. Fabricada com policarbonato, com fecho TSA.
  • Delsey: marca francesa, investe a tempos em trazer produtos inovadores e funcionais, com design moderno e sofisticado. Resistência e leveza aliados. 
  • Kipling: conhecida para quem faz viagens constantemente, seus produtos exibem qualidade, com materiais excelentes e bom acabamento. 

O custo dessas malas pode não ser lá muito atraente, mas todas tem garantia e são malas excepcionais, eu mesma tenho uma Samsonite, Sestini e Kipling, que já me acompanham a anos. 

tecnologia ajuda muito

Já sobre app que ajudam a escolher as peças e se organizar melhor, segue minhas dicas:

  • PackKing: esse aplicativo é simples e intuitivo, só precisa de você para marcar as datas, dizer como vai fazer a viagem e quais atividades você fará nela, e isso gera uma lista anterior que você pode modificar. A lista é dividida em categorias como: vestuário, higiene, saúde ou documentos, que por sua vez serão subdivididos. App bem visual e nada complicado. Disponível para Android.
  • Closet+: esta opção é ideal para ter claros todas as roupas que você vai levar e como combinar. Você pode tirar uma foto de cada uma das roupas e atribuir um dia para colocá-la, classifica as roupas por categorias e permite que você tenha um registro no calendário de quando vestiu suas roupas, por exemplo. Disponível para iOS.
  • Pack: esta aplicação intuitiva permite criar uma lista com tudo o que você precisa para fazer uma viagem. Ele pré carrega diferentes categorias com diferentes itens, incluindo higiene pessoal e eletrônica, maquiagem, roupas ou acessórios de praia. Você pode adicionar mais objetos e até personalizar suas próprias categorias. Possui um gerenciador de tarefas, que lembra tudo o que você precisa fazer antes de sair de férias, para não esquecer nada importante. Pode lembrá-lo desde se você colocou o autorresponder em seu correio do trabalho, tirar o lixo antes de ir viajar para evitar desconforto na volta. Disponível no iOS .

Acessórios legais para ajudar na organização da mala

Organizadores de mala são os meus prediletos, você pode usá-los para separar as roupas por familias, do tipo camiseta com camiseta, lingerie com lingerie etc., ou para já deixar os looks montados com as opções de possíveis combinações. 

Sacos a vácuo também amo, pois eles comprimem as peças e fazem com que caiba mais coisas na mala, ele só não alivia o peso dela, mas faz caber mais coisas nela, portanto atenção quanto ao peso final, ok?

minhas dicas para montar a mala de viagem perfeita no blog do atlantica hotels!

Aproveitando o ensejo do tema, compartilho com muita alegria a matéria feita comigo para o blog Let’s Atlantica, da Atlantica Hotels. Clique aqui e confira!

×