Porque é importante ser uma pessoa organizada

Implementar um sistema de organização que funcione pode ser um grande desafio para muita gente. Algumas pessoas precisam buscar ajuda profissional não só de um Personal Organizer como também de um Psicólogo, a fim de identificar o que causou a desordem, em que área da vida ela está e então, a partir daí, prosseguir. Por sua vez, quem é organizado, consegue planejar melhor as tarefas do dia, distribuir melhor o tempo entre suas prioridades e viver e trabalhar num lugar bom de se estar.

A organização facilita nossa vida de uma maneira significativa, e aqui estou falando de todos os tipos de organização, desde a dos objetos e ambientes da casa e do trabalho, como a de rotinas e organização mental. O que acontece é que, ao sabermos onde está tudo que necessitamos, ou termos claro o que precisa ser realizado para chegar onde desejamos chegar, nosso dia a dia fica mais simples, mais leve, produtivo e feliz, proporcionando uma maior saúde mental, maior rentabilidade e equilíbrio emocional.

A organização está associada ao comportamento, portanto nada de procrastinar na hora de arrumar as coisas da casa e do trabalho. “Faça na hora o que demorar até 3 minutos” talvez seja a dica mais importante que eu possa lhe dar, pois ao tirar da frente uma série de coisas pequenas você acaba se tornando mais produtivo, aliviado, disposto e focado no que realmente interessa.

Em meio a um cotidiano corrido e estressante, só alerto para uma outra coisa: não se iludam em querer resolver a vida em um dia, organizar a casa, o home office, os arquivos do computador e criar novas rotinas, pessoais e profissionais tudo num dia só, não vai rolar, isso faz parte de um projeto, e é um processo de organização que pode funcionar bem melhor se for aos poucos, portanto se planeje de forma que a execução seja viável, pois não adianta colocar um monte de tarefas na sua agenda e esperar que da noite para o dia tudo esteja feito, você precisa, e isso sim, se planejar de acordo com sua realidade de tempo atual, pois vai precisar não só de tempo como também de energia para executar essas mudanças.

A organização facilita nossa vida de uma maneira significativa, é um fator que só traz vantagens para nossa rotina, gerando mais retorno no trabalho e fazendo com que sobre mais tempo para o lazer. Experimente!

AO MEU BLOG

Por aqui, você encontra conteúdos exclusivos sobre imagem e marketing pessoal, organização e negócios.

×