O PASSO A PASSO PARA SE CAUSAR UMA BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO

Sabemos que causar uma boa primeira impressão é muito importante e benéfico, porém, o primeiro passo a ser entendido, é que causar uma boa impressão não está diretamente ligada com a beleza física propriamente dita. Passar uma boa impressão está ligada a um conjunto de fatores tais como: atitudes, comportamentos, apresentação visual, verbal e não verbal. Veja abaixo minhas dicas:

  1. Cuide da aparência: causar uma boa impressão começa com sua aparência física. Simples cuidados como trajar a roupa certa e a cor mais adequada ao momento e ambiente, estar com maquiagem na medida, barba bem-feita e cabelos penteados, não exagerar no perfume etc., faz uma grande diferença, pois seu aspecto exterior reflete seu interior, além de ser seu melhor cartão de visita. É importante lembrar também que, como nunca sabemos quem iremos conhecer ou encontrar a qualquer momento, bem como as oportunidades que a vida nos reserva de forma inesperada, é bom estarmos com a aparência sempre em ordem e em dia.
  1. Seja bem-educado: isso pode parecer óbvio, mas é preciso pontuar porque isso vai muito além de dizer “por favor” e “obrigada”. Boa educação traz implicitamente valores e princípios, então não basta ser cortês somente com quem lhe convém, é preciso tratar bem a todos. Isso deve estar em sua essência para ser um comportamento condizente com você, afinal, se por acaso o cliente, que tanto te admira por sua elegância, flagrá-lo maltratando o segurança, toda a sua boa imagem pode ir por água abaixo.
  1. Seja simpático: a simpatia é uma das atitudes mais importantes para causar uma boa impressão, e antes que os tímidos e introvertidos torçam o nariz, já adianto que colocar um sorriso sincero no rosto já seria o suficiente, isso quebra barreiras, possibilita aproximação e ajuda a criar um clima amistoso.
  1. Saiba conversar: saber conversar é imprescindível para causar uma boa impressão, para isso é preciso se atentar a:
    • Ouvir: é preciso estar aberto a novas ideias e opiniões contrárias sem julgar, e dedicar toda sua atenção ao que o seu interlocutor está dizendo. É preciso se envolver e se interessar verdadeiramente pela fala do outro, olhar nos olhos e prestar atenção.
    • Falar: saiba a hora certa de falar, elabore o que vai falar, faça perguntas pertinentes e seja uma pessoa agradável para dialogar. Se comunique! Traga assuntos relevantes e interessantes, invista em conhecimento, esteja por dentro das novidades, leia e tenha vida pessoal. Todo esse repertório irá lhe ajudar a conduzir um bate-papo agradável e construtivo e vai formar no outro uma imagem positiva sobre você. Vale lembrar aqui sobre o tom e o volume da voz, portanto atenção!

 

 

AO MEU BLOG

Por aqui, você encontra conteúdos exclusivos sobre imagem e marketing pessoal, organização e negócios.

×