A comunicação faz parte do ser humano desde antes da formação da nossa sociedade. É através dela que conseguimos transmitir ideias e pensamentos, além de resolver conflitos e ajudar na construção dos relacionamentos pessoais e numa carreira de sucesso.
Podemos concluir que a comunicação que realizamos, pode invariavelmente, despertar sentimentos positivos e negativos como: interesse, acolhimento, amor e cuidado, e/ou agressividade, indiferença, impaciência, ira.
Não é à toa então, que uma boa comunicação interpessoal, faz parte do tripé que compõe a nossa imagem: aparência, comportamento e comunicação.
Uma boa comunicação passa pela capacidade de realmente ouvir o outro, o que chamamos de “escuta ativa”. Essa tal de “escuta ativa” vai muito além de apenas ouvir as palavras que o outro fala, mas sim prestar atenção no tom de voz e na velocidade com que se fala e, se possível, também observar a linguagem corporal.
Estamos sempre nos comunicando, seja pela comunicação verbal, pela não verbal, da visual, da escrita, da escuta ativa e da comunicação digital. Em todos os casos e, para se obter uma comunicação eficaz, ela está diretamente relacionada à transparência, objetividade e espírito de cooperação. Essas características transmitem, principalmente quando se trata de trabalho, um grande sentimento de confiança, o que gera, consequentemente, maior interesse e motivação em fazer parte da equipe, empresa ou do negócio.
Então, qual seria a melhor forma de se comunicar, de entender e se fazer entendido?
Minha recomendação é:
Ouça antes de falar, não interrompa o interlocutor, faça perguntas que faça sentido e na hora mais apropriada, estabeleça contato visual, utilize-se de gestos se necessário, faça um esboço mental do que você deseja transmitir antes de falar, escolha o meio certo de expressar o que você deseja dizer, não enrole e vá direto ao ponto.
Espero que tenha gostado, sucesso na sua comunicação, um forte abraço e até!