COMO DESCONSTRUIR UMA PRIMEIRA IMPRESSÃO RUIM?

A primeira impressão é  um movimento que o cérebro mapeia involuntariamente e de forma extremamente rápida – normalmente de 3 a 30 segundos, a qual trata-se de uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas. A imagem formada deste primeiro momento irá determinar o que a pessoa pensou sobre nós. Essa análise passa basicamente por dois pontos principais: 

  1. Se somos confiáveis ou não.
  2. Se somos capazes/qualificados ou não. 

Essa avaliação se aplica tanto para a vida pessoal como para a vida profissional e pode trazer consequências benéficas ou desastrosas para sempre. 

Costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica, e você sabe por quê ? Porque é a que fica mesmo! E também porque não sabemos se teremos a oportunidade de uma segunda chance para desfazer uma primeira má impressão, por isso é tão importante estarmos alinhados externamente com o que há internamente em nós, e aproveitar as oportunidades com calma e discernimento para mostrarmos quem realmente somos de forma inteligente e natural.     

E então vem a pergunta que já me fizeram algumas vezes durante minha atual profissão: como desconstruir a primeira impressão quando ela for ruim? A resposta é:

“Tente criar uma situação em que você possa encontrar essa pessoa novamente. Aguarde um momento favorável e então, com calma, remodele a situação da primeira impressão mostrando seu outro lado, aquele que você gostaria de ter mostrado mas não conseguiu no momento do primeiro contato”. 

Não é tão simples assim, como vocês puderam ver, porém pode ser possível e dar certo. Se a gente se manter sempre pontuais, educados, tratando os outros com simpatia e respeito, puxando conversas construtivas, nos aprimorando como pessoas e profissionais, cuidando da imagem em todos os sentidos – roupa, comunicação e comportamento, nos atualizando sobre o que acontece aqui e no mundo, nos reciclando, estudando etc. e principalmente sendo verdadeiros, assim não tem como dar ruim a primeira impressão.

AO MEU BLOG

Por aqui, você encontra conteúdos exclusivos sobre imagem e marketing pessoal, organização e negócios.

×