Vou contar nesse texto um pouco sobre como tudo aconteceu.

Foi em 1983 nos EUA, em Los Angeles, por um grupo de 5 pessoas que trabalhavam como organizadores profissionais, quando começaram a se reunir informalmente e decidiram dar um nome às suas reuniões. O nome escolhido foi APO – Associação de Organizadores Profissionais, mudado depois da formalização da Associação, em 1985, para NAPO – National Association of Professional Organizers, com os dirigentes eleitos, que mais tarde foram nomeados membros fundadores: Ann Gambrell, Beverly Clower, Jeanne Shorr, Maxine Ordesky e Stephanie Culp. Em 2017 o nome foi alterado novamente para NAPO – National Association of Productivity & Organizing, para incluir os profissionais de produtividade e assim permaneceu até hoje.

Aqui no Brasil, o conceito da Personal Organizer como profissão começou por volta de 2006, quando José Luiz Cunha criou o primeiro curso de formação para Personal Organizers do país.

O sonho de se criar uma Associação Nacional a exemplo da NAPO, começou a nascer em 2009 e ganhou força em 2013 após alguns encontros, o EPO – Encontro de Personal Organizer, que acontecia por iniciativa de algumas POs que tinham como objetivo promover a troca de experiência e falar sobre o mercado. Como a cada encontro a ideia ia ganhando força, Sandra Pina – que veio a se tornar a primeira Presidente da ANPOP, e Yolanda Hollaender como Vice, convidaram José Luiz Cunha para uma reunião, onde a ideia foi finalmente consolidada e a ANPOP: Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade foi criada. Lançada formalmente em 2014 no primeiro POB – Congresso de Personal Organizer Brasil, além da Presidente, Vice Presidente e José Luiz Cunha, foram sócias fundadoras: Adriana Saade, Ana Ziccardi, Cláudia Pilli, Débora Campos, Débora Monique, Márcia Cruz e Susana Cappucci.

A ideia de usar o Dia 3 de Outubro – Dia Nacional da Abelha, como data para a comemoração da profissão, foi trazida pela Vice Yolanda Hollaender e muito bem aceita por todos pela similaridade do trabalho da abelha com o da Personal Organizer. Hoje comemoramos essa data com muito orgulho, já há vários anos.

Foi muita luta para chegarmos até onde estamos hoje, mas também muitas conquistas: Clube de Benefícios, CBO, WOD – Dia Mundial da Organização, isso enquanto víamos um crescimento exponencial da indústria e do comércio, e claro, no número de Personal Organizers atuantes e de familias felizes e satisfeitas.

A Personal Organizer é uma profissão incomparável a qualquer outra, que veio para ficar. Transforma pessoas, lares, famílias, trabalho. Uma profissão que despertou e chamou a atenção do mercado e do consumidor, movimentou a economia e trouxe praticidade, alegrias e qualidade de vida para todos. Uma profissão relativamente nova que ainda tem muito a expandir, oferecer e a conquistar.

Parabéns Personal Organizers, hoje o dia é só de vocês, comemorem muito pois vocês REALMENTE fazem a diferença nesse mundo!!

 

×